2021 24 de fevereiro, Hong Kong/Gotemburgo. A Volvo Cars e a Geely Auto concordaram estabelecer uma ampla colaboração que maximizará os pontos fortes dos grupos automotivos sueco e chinês, oferecendo sinergias em powertrains, partilha de arquitetura de veículos elétricos, compras conjuntas, tecnologias de direção autónoma e pós-venda.

As operações de powertrain serão combinadas numa nova empresa focada em sistemas híbridos de última geração e motores de combustão interna.

  • Uso expandido de arquiteturas modulares compartilhadas para veículos elétricos (EVs)
  • Colaboração aprimorada em tecnologias de acionamento elétrico e autónomo
  • Aquisição conjunta para reduzir custos de compra
  • A Lynk & Co irá expandir-se globalmente, utilizando a rede de distribuição e serviços da Volvo
  • As empresas devem manter estruturas corporativas independentes

Após uma análise detalhada das opções criadas pela sua união, a Volvo Cars e a Geely Auto concluíram que podem garantir novas oportunidades de crescimento nos seus respetivos mercados e enfrentar os crescentes desafios da indústria por meio de uma cooperação mais profunda, preservando as suas estruturas corporativas separadas existentes.

A colaboração mais profunda permitirá que as partes interessadas existentes e potenciais novos investidores na Volvo Cars e na Geely Auto valorizem as suas respetivas estratégias autónomas, desempenho, exposição financeira e retornos. Também teremos a oportunidade de explorar as opções do mercado de capitais.

A colaboração será supervisionada por um novo modelo de governança, apoiado pela Geely Holding, principal acionista de ambas as empresas.

A Volvo Cars e a Geely Auto confirmaram a união das suas operações de powertrain existentes numa nova empresa independente. A empresa, que deverá entrar em operação este ano, fornecerá motores de combustão interna, transmissões e sistemas híbridos de motor duplo de última geração para serem usados por ambas as empresas, bem como outros fabricantes de automóveis.

Por meio da colaboração, as duas empresas irão se concentrar no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de última geração, desde a conectividade e condução autónoma até à partilha de modelos e eletrificação. Foram definidos planos para partilhar e fornecer conjuntamente baterias, motores elétricos e soluções de conectividade que irão gerar sinergias valiosas. Incluindo o desenvolvimento conjunto de uma solução de condução autónoma (AD) de nível mundial sob a liderança da Zenseact, empresa de desenvolvimento de software da Volvo Cars AD.

As duas empresas, que tem planos para partilhar as novas arquiteturas elétricas SEA e SPA2 entre as suas marcas, lançaram esforços combinados para aumentarem a velocidade e a eficiência do desenvolvimento de hardware e software para a próxima geração de arquiteturas EV modulares líderes mundiais. A partilha de plataformas e arquiteturas entre as empresas irá gerar sinergias adicionais e permitirá uma expansão de portfólios de produtos nas marcas Volvo Cars, Geely, Lynk & Co e Polestar e de parceiros externos.

Aproveitando a rede de distribuição e serviço existente da Volvo Cars, as duas empresas também colaborarão na expansão global da marca Lynk & Co, de propriedade conjunta.

Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars, disse: “Depois de avaliar diferentes opções para obter valor, concluímos em conjunto que um modelo de colaboração entre as duas empresas independentes é a melhor maneira de garantir o crescimento contínuo e, ao mesmo tempo, obter sinergias tecnológicas em muitos áreas. Congratulamo-nos com a oportunidade de uma colaboração maior e mais profunda com a Geely Auto.”

An Conghui, presidente e CEO da Geely Auto, disse: “A Geely Auto espera uma parceria mais estreita com a Volvo Cars, alcançando sinergias significativas para nossos respetivos negócios. Desta forma, será possível a Geely Auto acelerar a sua expansão global, capitalizar os nossos pontos fortes na China e desenvolver uma nova geração de veículos de nova energia de classe mundial e serviços de mobilidade associados”.

O acordo de colaboração foi bem recebido por Li Shufu, presidente da Geely Holding, empresa controladora da Volvo Cars e maior acionista da Geely Auto.

“Como acionistas e gerentes de portfólio de empresas totalmente detidas e listadas, a Geely Holding vê benefícios significativos de parcerias e alianças mais profundas, ao manter a sua independência”, disse Li Shufu. “Estamos encorajados pelas potenciais sinergias e oportunidades de crescimento criadas por esta colaboração, que criarão duas empresas competitivas globalmente ainda mais fortes no mundo em rápida mudança da tecnologia automotiva e novos serviços de mobilidade.”